Vai vender seu imóvel? Cuidado com a documentação para não travar a negociação

Você já deve ter ouvido falar de histórias de vendas que demoraram meses ou até não aconteceram por causa de problemas na documentação do imóvel. Isso é mais comum do que parece e, muitas vezes, poderia ser evitado se a análise fosse feita antes de colocar o imóvel no mercado.

Se você é proprietário e quer vender sem dor de cabeça, o primeiro passo é deixar um corretor credenciado e experiente analisar a papelada. Assim, qualquer pendência pode ser resolvida antes que o comprador apareça — e a venda fluirá muito mais rápido.

Veja os principais pontos de atenção:

1. Inventário em aberto

Se o imóvel pertencia a alguém que faleceu e o inventário não foi concluído, ele não poderá ser vendido legalmente até que a situação seja resolvida.

  • ✅ O corretor pode identificar isso desde o início e orientar sobre como proceder. Se for possível fazer o inventário extrajudicial ou cartorial, a conclusão é relativamente rápida. Se existe testamento, a demora é um pouco maior, mas ainda o processo flui mais rapidamente do que um inventário judicial.
  • ✅ No caso de inventário judicial, a demora é bem maior. E havendo menor de idade ou incapacitado envolvido no processo, é preciso averiguar se é possível a venda mediante expedição de alvará por um juiz.

2. Dívidas de IPTU, condomínio e água

Fonte: Google

Essas contas ficam “presas” ao imóvel. Se estiverem atrasadas, atrapalham o processo de venda.

  • ✅ Com a orientação do corretor, você pode quitar ou negociar antes mesmo de anunciar o imóvel.
  • Resultado: evita surpresas na hora da escritura e dá mais segurança para o comprador.

3. Usufruto, gravames, penhoras e outras restrições

Fonte: Google

Alguns imóveis possuem cláusulas como usufruto (quando outra pessoa reserva para si o direito de uso), inalienabilidade (quando não pode ser vendido) ou incomunicabilidade (quando não entra em partilha em caso de casamento).

  • ❌ Essas restrições não são resolvidas de um dia para o outro. A mesma pessoa que solicitou a inclusão dessas cláusulas precisa pedir a baixa no Registro de Imóveis competente.
  • ✅ O corretor consegue identificar logo no início se há alguma cláusula que possa travar a venda e indicar alternativas.
  • Se o imóvel está vinculado a dívidas ou processos, ele não pode ser transferido até que a pendência em questão seja resolvida.
  • ✅ O corretor confere na matrícula se existe algum bloqueio e orienta o proprietário sobre os próximos passos.

4. Matrícula desatualizada

Documento de registro de imóvel, contendo informações sobre propriedade e condições legais do imóvel.

Muitas vezes, o imóvel foi reformado ou ampliado, mas isso não consta no cartório.

  • ⚠️ Pode parecer detalhe, mas trava financiamento em muitos casos, e escritura.
  • ✅ Havendo a necessidade de regularizar e averbar, o corretor já sinaliza antes de colocar o imóvel à venda.

Por que deixar o corretor credenciado analisar?

  • Ele sabe onde olhar, o que cada informação significa e a forma de se resolver.
  • Evita que o comprador desista no meio do processo por causa de pendências.
  • Garante mais agilidade e segurança na negociação.

Conclusão

Se você pretende vender seu imóvel, não espere aparecer um comprador para descobrir problemas na documentação. Antecipe-se!
Deixe que o corretor credenciado faça a análise completa: assim você resolve os pepinos antes e garante uma venda mais rápida, segura e sem surpresas.


Agora que você, proprietário de imóvel, está bem informado, aproveite o link abaixo e cadastre-se para pedir uma avaliação. A realização do seu negócio pode estar a apenas alguns cliques de distância.

Clique sobre a imagem acima e peça uma avaliação

Publicado por Andrea Martins - Casa & Apê

Bacharel em Administração de Empresas pela UERJ. Graduanda em Ciências Ambientais pela UNIRIO. Corretora de Imóveis com CRECI ativo, atuando pela Nova Época Imóveis filial Grajaú. Empreendedora e Aprendiz.

Deixe um comentário