Sabia que o bairro do Grajaú foi planejado no início do século XX para ser construído no sopé do Maciço da Tijuca, próximo ao Pico do Papagaio?
Esse nome é uma homenagem à cidade maranhense de Grajaú, terra natal do engenheiro Richard. Sua empresa, a Companhia Brazileira de Immoveis e Construções, foi responsável por projetar, construir e urbanizar o bairro. Agora você já sabe porque existe no bairro aquela extensa avenida arborizada chamada Avenida Engenheiro Richard!

Richard foi quem projetou também o bairro da Urca; e talvez por isso – e pelo ar interiorano – o Grajaú seja conhecido como a “Urca da Zona Norte“. Você sabia?
Muitas ruas do bairro também têm nome de cidades e rios maranhenses, por exemplo, Gurupi, Mearim e Itabaiana. Além disso, muitos mineiros trabalharam nas obras no Grajaú. Por isso ruas como Uberaba, Araxá e Juiz de Fora têm esse nome pelo mesmo motivo.
Hoje em dia o bairro é tipicamente residencial; possui comércio local e ótimos atrativos tanto para moradores como para visitantes. Os preços são acessíveis em comparação com outras áreas da Cidade. Há inclusive opções de imóveis para todos os bolsos.
O bairro é bem servido por transporte público, escolas, hospitais, clubes, restaurantes e diversas opções de lazer: praças e parques, como a Edmundo Rego, a Praça Nobel e o Parque Estadual do Grajaú. Há também opções de cinemas, clubes, teatros e centros culturais com programação variada ao longo do ano. Destaque-se o Grajaú Tênis Clube, fundado em 1925, que se tornou famoso em toda a Cidade do Rio de Janeiro. Resumindo: é uma excelente opção para quem busca uma vida mais tranquila e confortável na cidade do Rio de Janeiro.

Essas curiosidades despertaram em você a vontade de viver no bairro? Então clique na palavra Grajaú e veja as ofertas que temos para você.
Sonhe, busque e conquiste!

Fonte: Diário do Rio – Grajaú, o primeiro bairro carioca projetado, uma tendência mundial (Por Felipe Lucena – 18 de dezembro de 2023)